Novo Ar Condicionado
Novo Ar Condicionado

Orçamento rápido

Preencha o formulário abaixo informando sua necessidade. Em breve nossa equipe retornará o contato com você!

Com certeza você já entrou em algum estabelecimento ou ambiente e sentiu aquele leve arrepio de frio. Uma sensação de estar no polo norte, literalmente por causa do ar-condicionado congelando, verdade? Já aconteceu do seu aparelho ficar assim? Criando camadas de gelo? Essa é uma reação até comum, mas não muito esperado ou desejada.

Esse é um problema mais comum do que você pensa. Em muitos casos esse ar congelado aparece por causa da falta ou vazamento de gás. Bom, esses não são os únicos motivos. Por exemplo, o aparelho de ar-condicionado congelando pode ser um indício de que existe pouca circulação de ar.

Ou seja, sempre que o fluxo de ar é restringido, o sistema de refrigeração é afetado. Quando é levado ao extremo, o equilíbrio entre pressão-temperatura pode modificar. Dessa forma, se estiverem muito baixos, a temperatura da superfície de refrigeração pode ser menor que o ponto de orvalho da temperatura do ambiente.

Ar-condicionado congelando: o que fazer?

Temperatura externa muito baixa

Outro motivo, não tão comum assim, é a baixa temperatura externa. Mais ou menos abaixo dos 15°C. Nessa situação o ar-condicionado congelando é resultado da temperatura externa, que é muito baixa. Fazendo com que o sistema de refrigeração também baixe sua temperatura, congelando a serpentina.

Então, se a temperatura externa for muito baixa, mesmo que só no período da noite, observe se há acúmulo de gelo no aparelho. Para ter certeza, deixe o ar-condicionado congelando, apenas no modo circular, sem climatizar. Se ainda assim o problema não resolver, o melhor é chamar um técnico.

Termostato do ar-condicionado

Quando o termostato do aparelho fica constantemente configurado no perfil mais baixo, pode ser que o ar-condicionado fique impedido de resfriar. Portanto, a situação do aparelho de ar-condicionado congelando será mais frequente. Além, é claro, de consumir ainda mais energia. Fazendo com que a conta no final do mês possa trazer um ‘sustinho’.

Potência do ar-condicionado

Antes de escolher o ar-condicionado ideal para suprir as suas necessidades, dá uma conferida na nossa matéria sobre btus. Caso você ainda não saiba, os Btus são a potência do ar-condicionado. E deve ser calculada de acordo com o tamanho do ambiente onde será instalado. Além disso, a quantidade de pessoas que frequentam o local também é muito importante.

Saber fazer esses cálculos vai evitar que você adquira um aparelho abaixo ou muito acima do esperado. Provavelmente você não sabe, mas, quando temos um aparelho de ar-condicionado muito potente em um local que não precisa de tanto, alguns problemas podem surgir. Como umidade no ar, desligar com frequência e, até mesmo ficar com o ar-condicionado congelando.

Filtro sujo e ar-condicionado congelando

Para manter o bom funcionamento do seu ar-condicionado e evitar que ele estrague com facilidade, é muito importante que seja feita a manutenção adequada do aparelho. Entre essas manutenções periódicas está a limpeza do filtro.

Quando um ar-condicionado está sujo pode começar a apresentar diversos problemas. Além de danificar o próprio aparelho, pode ser algo bastante prejudicial à saúde. Sobre o ar-condicionado congelando, o filtro sujo pode impedir o fluxo de ar. Consequentemente, o aparelho irá congelar.

Outro fator importante é a serpentina. Que também deve estar sempre limpa. Caso contrário, também poderá fazer com que o aparelho de ar-condicionado congele.

Soluções básicas para ar-condicionado congelando

Bom, acima você viu alguns dos possíveis motivos para o seu aparelho de ar-condicionado congelando. Mas o que fazer?

Em primeiro lugar, você precisa desligar o aparelho para que não haja curtos circuitos. Para não fazer muita bagunça, coloque um recipiente abaixo da unidade evaporador. Depois seque com um pano e deixe desligada por algumas horas, até secar totalmente.

No caso dos filtros sujos, você mesmo pode limpar ou trocar. O ideal é que o faça a cada dois dias semanas durante os períodos de caro. E uma vez ao mês, nas épocas de frio.

Por último, mas não menos importante, é aconselhável nunca deixar o ar-condicionado configurado apenas nas temperaturas mais baixas.

Não importa o problema ou a dúvida. Se você não tem experiência com aparelhos de ar-condicionado e não quer que aconteça aquela velha história do “barato que sai caro”, contrate um profissional da área. Ou, pelo menos, entre em contato para tirar suas dúvidas e fazer um orçamento.