Novo Ar Condicionado
Novo Ar Condicionado

Orçamento rápido

Preencha o formulário abaixo informando sua necessidade. Em breve nossa equipe retornará o contato com você!

Já dizia Jorge Ben Jor: Moro num país tropical abençoado por Deus e bonito por natureza. E por toda sua tropicalidade, o Brasil é um país com temperaturas que merecem certa atenção, especialmente no verão. Não à toa, os aparelhos de ar-condicionado em casa são indispensáveis para diversas famílias.

Além disso, é impossível negar o conforto de um ambiente refrigerado ou aquecido por um ar-condicionado inteligente. O ambiente fica muito mais agradável, melhora o bem-estar das pessoas que o frequentam e tem a capacidade, até, de diminuir o estresse.

O problema é que, muitas vezes, o ar-condicionado é confundido com um simples sistema de ventilação, que não possui controle de variáveis como temperatura, umidade do ar, pureza, entre tantas outras. Os benefícios de ter um aparelho moderno de ar-condicionado em casa, especialmente no verão, vão muito além de quaisquer sistemas de ventilação convencional. Dá uma olhada:

  1. Os aparelhos de ar-condicionado em casa têm a capacidade de combater, de maneira eficaz, o crescimento de fungos e alérgenos, reduzindo sintomas como espirros, irritação nos olhos, coceira…
  2. Os condicionadores de ar mantêm o ar limpo e livre de poluição, o deixando mais saudável para pessoas com problemas respiratórios.
  3. Se instalado em um quarto, por exemplo, pode proporcionar uma noite de sono muito mais agradável. A longo prazo, o ar poluído e o desconforto de um ambiente abafado podem causar efeitos negativos para a saúde.

Ter um ar-condicionado em casa, hoje em dia, já não é mais luxo, é necessidade. Por isso, a aquisição de um desses aparelhos deve ser fortemente considerada. Mas, e na hora de comprar um condicionador de ar o que deve ser considerado? Continue lendo, separamos os principais pontos a serem analisados.

Ar-condicionado, climatizador, circulador ou ventilador?

Antes de investir em um aparelho de ar-condicionado em casa é preciso entender algumas diferenças entre os aparelhos ventiladores de ar disponíveis no mercado. Apesar de compartilharem o mesmo objetivo, cada um tem suas peculiaridades. Entender suas características vai te ajudar a escolher a opção mais adequada às suas necessidades

🌬 Ar-condicionado

Praticamente unanimidade entre os consumidores, o ar-condicionado é preferência no quesito ‘se livrar’ do calor. O aparelho é um verdadeiro controlador de temperatura, permitindo determinar quantos graus um ambiente deve manter. Para usar o ar-condicionado em casa de forma correta é preciso isolar o ambiente, fechando portas e janelas.

Vantagens: maior conforto térmico, capacidade de refrigeração de grandes ambientes e adequação a quaisquer condições climáticas. 

Desvantagens: consome mais energia do que as outras opções e exige instalação profissional.

🌬 Climatizador

Comumente confundido com o ar-condicionado, o climatizado é mais parecido com um ventilador tradicional, apesar de possuir recursos extras. Ele promove a circulação do ar no ambiente e aumenta a umidade do ar através da evaporação da água. Podem diminuir até 5°C da temperatura ambiente e, até, possuir função aquecimento.

Vantagens: não exige isolamento do ambiente, melhora a qualidade do ar, consome menos energia. 

Desvantagens: Não é indicado para regiões quentes e úmidas, não promove uma refrigeração eficiente, apenas ventila e auxilia na umidificação do ambiente.

🌬 Circulador

Fisicamente para um ventilador, mas não é. O circulador distribui o ar de forma homogênea para várias direções. É uma boa opção para quem não gosta de ter o vento diretamente no rosto na hora de dormir, por exemplo. O aparelho pode ser fixo ou portátil.

Vantagens: alguns modelos não exigem instalação, é bastante silencioso e possui vento distribuído.

Desvantagens: é muito pouco eficiente para ambientes grandes e não promove redução da temperatura.

🌬 Ventilador

É a opção mais tradicional e mais barata. Dependendo da sua potência, pode diminuir até 3°C no ambiente. Mas, mesmo com opção giratória, direciona o vento para apenas um lugar, o que o torna indicado para uso individual. Possui diversos modelos, podendo ser portáteis ou fixos.

Vantagens: é a opção mais barata, possui enorme variedade de modelos, geralmente usado individualmente. 

Desvantagens: não umedece nem refrigera o ar e o vento é direcionado para um único local.

Como calcular os BTUs que preciso?

Agora que você já viu porque o aparelho ar-condicionado em casa é a melhor opção, como saber quantos BTUs [British Thermal Unit / Unidade Térmica Britânica] são necessários para o seu ambiente?

É bem simples, na verdade. Você pode acessar a nossa calculadora de BTUs ou, se preferir entender como funciona o cálculo, é assim:

🌬 Para cada metro quadrado do ambiente, multiplica-se por 600 BTU.

🌬 Cada pessoa adicional soma-se 600 BTU [a primeira não é contabilizada].

🌬 Para cada equipamento eletrônico soma-se 600 BTU.

🌬 Se o cômodo ficar diretamente exposto ao sol, recomenda-se acrescentar mais 800 BTU para cada medida.

Exemplo: uma sala com 30 m² para três pessoas, dois computadores e que não está diretamente exposta ao sol vai precisar de um ar-condicionado de 20.400 BTU.

Cálculo: 30 (m²) x 600 (BTU) + 1.200 (BTU – para duas pessoas, excluindo-se primeira) + 1.200 (BTU – dois computadores) = 20.400 BTU.

Vale ressaltar que essa fórmula de cálculo leva em consideração os ambientes com pé direito padrão (aproximadamente 2,60 a 3 metros).

A Novo Ar-Condicionado é uma empresa especializada em aparelhos condicionadores de ar. Conheça a nossa loja virtual e compre online! Além disso, trabalhos com limpeza, manutenção e instalação de aparelhos. Nós vamos até você! Segue a gente nas redes sociais e acompanhe todas as nossas novidades! Facebook e Instagram