Novo Ar Condicionado
Novo Ar Condicionado

Orçamento rápido

Preencha o formulário abaixo informando sua necessidade. Em breve nossa equipe retornará o contato com você!

Você tem ou está pensando em adquirir um aparelho de ar-condicionado? Então fica atento! Porque a manutenção é de extrema importância. Até mesmo, porque a manutenção do ar-condicionado e sua limpeza são essenciais para manter uma limpa circulação do ar nos ambientes fechados.

Isso acontece porque quando o ar que circula no interior de um ambiente não é renovado, os poluentes se mantêm. Entre eles estão fungos, poeira, bactérias, ácaros e bolor. Que podem ser altamente prejudiciais à nossa saúde.

Alguns exemplos de doenças desencadeadas pela falta de manutenção do aparelho condicionador de ar são: rinite, sinusite, laringite e faringite.

Então, para evitarmos maiores problemas e aproveitar todos os benefícios do ar-condicionado, é bem importante que a manutenção esteja em dia. Dá uma olhadinha em como ela pode ser feita:

  1. Manutenção Preventiva [Limpeza]

A manutenção preventiva ajuda em diversos pontos, como na redução dos custos operacionais. Como o próprio nome diz, ela previne que possíveis problemas aconteçam. A manutenção preventiva faz parte das normas regulamentadoras PMOC [Plano de Manutenção, Operação e Controle], uma exigência do Ministério da Saúde e da Anvisa.

Quando você mantém a manutenção preventiva do seu aparelho de ar-condicionado, além do bom funcionamento e vida útil dos equipamentos, preserva seu investimento, garantindo a segurança e atendimento às exigências legais.

A manutenção preventiva garante a qualidade do serviço desejado, reduzindo ao mínimo as intervenções de manutenção e eliminando a necessidade de manutenção corretiva.

A falta de manutenção dos sistemas de climatização favorece a ocorrência de problemas de saúde, como sensações de cansaço, tonteira ou náuseas, tosse e pele ressecada, coceiras, dificuldade de concentração, enxaqueca e irritação nas mucosas, aumentando as taxas de absenteísmo e reduzindo a produtividade, tanto nas empresas quanto em casa.

É altamente recomendado que a manutenção de ar condicionado seja feita por uma empresa especializada e por técnicos altamente treinados.

– Quando deve ser feita a manutenção preventiva de seu ar condicionado?

A manutenção de ar condicionado deve ser feita sempre que verificado algum problema, falhas ou ruídos no aparelho. Além disso, deve-se observar a ineficácia na refrigeração ou conforme orientação do fabricante.

Precisa ser feita em intervalos pré-determinados para prevenir a possibilidade de falhas no sistema de refrigeração ou a degeneração do funcionamento de um equipamento e/ou sistema.

A manutenção periódica evita também desperdícios ou fuga de energia elétrica, consequentemente reduzindo os custos com o consumo de energia.

  1. Manutenção Corretiva [Conserto]

A manutenção corretiva é um processo de análise técnica detalhada por motivos de parada no sistema do equipamento. Muitas vezes, a falta de manutenção preventiva é a responsável por essas falhas, um equipamento mal conservado tem a vida útil drasticamente reduzida.

A manutenção corretiva de ar condicionado é aquela efetuada somente após a ocorrência de uma pane ou falha no sistema dos equipamentos de condicionador de ar.

O conserto de seu equipamento é sempre feito após uma avaliação para que se tenha um diagnóstico exato do problema.

Em seguida faz-se um levantamento de peças e então um orçamento para conserto.

O principal objetivo da manutenção corretiva é restaurar ou corrigir o funcionamento destes equipamentos com a substituição ou reparo de peças originais para manter o funcionamento do ar condicionado.

Os 3 principais serviços de manutenção corretiva de ar condicionado são:

  • Conserto de peças e reparos gerais
  • Limpeza completa com retirada do equipamento
  • Substituição de peças defeituosas
  1. Manutenção Preditiva [Periódico com Inspeção]

A manutenção preditiva de ar condicionado baseia-se na observação da sua condição operacional, prognosticando o final de vida útil do aparelho.

Este tipo de manutenção é realizado por monitoramento de sinais.

Para ar condicionado as técnicas mais utilizadas para manutenção preditiva ocorrem através de Ferrografia, Vibração, Ultrassom e Termografia, que são:

  1. Ferrografia: Aponta o desgaste de máquinas por meio de amostras de lubrificante, identificando os tipos de problemas existentes para orientar ações nos pontos de desgaste ou acidez e viscosidade do óleo.
  2. Vibração: Poderia ser considerada a principal técnica utilizada para a Manutenção Preditiva, em virtude das inúmeras informações operacionais que oferece para a manutenção de equipamentos rotativos.
  3. Ultrassom: Aplicável em diversos pontos permite identificar vazamentos em linhas gases, deficiência de lubrificação, problemas elétricos, etc. Tem sido utilizado com frequência para determinação da espessura residual de paredes de tubos hidráulicos.
  4. Termografia: Possibilita observar padrões de variação de temperaturas, determinando a condição operacional e de segurança de componentes elétricos e mecânicos equipamentos ou processos.

A Novo Ar-Condicionado é uma empresa especializada em aparelhos condicionadores de ar. Conheça a nossa loja virtual e compre online! Além disso, trabalhos com limpeza, manutenção e instalação de aparelhos. Nós vamos até você! Segue a gente nas redes sociais e acompanhe todas as nossas novidades! Facebook e Instagram.